Skip to main content

Atendimento: segunda E SEXTA, ATÉ ÀS 19H - TERÇA a quinta, até às 20h - SÁBADO, ATÉ ÀS 12H

(83) 3341-1089 | (83) 98752-2489
Slide 1
Notícias
Imagem de médica olhando raio x de paciente com cuidado

Radiografia digital: como funciona o raio X?

As radiografias são um dos exames mais relevantes quando o assunto é diagnóstico por imagem. Vamos entender mais?

A radiografias são considerados o exame percussor de outros que, atualmente, também são muitos importantes na prática médica como a mamografia, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

Popularmente conhecimento como Raio X, trata-se de um exame simples, indolor e não invasivo que, no entanto, pode ser crucial para muitos diagnósticos e para definição de conduta terapêutica.

Que tal, então, desbravarmos um pouco sobre esse assunto que tem passado por tantas evoluções ao longo do tempo?!

Hoje em dia, com todos os avanços tecnológicos, existe a radiografia digital – que é a oferecida aqui na Campimagem - e que tem números benefícios quando comparada a radiografia convencional.

A diferença primordial entre esses dois tipos está no fato da primeira captar os dados por meio de uma placa sensível à radiação e, em seguida, formar as imagens em pixels em conexão direta ou indireta com o computador. Na digital, as imagens obtidas são de qualidade superior e podem ser melhoradas por meio de programas específicos, além de que a dose de radiação a qual o paciente é exposto menor. Já a segunda ainda faz uso de filmes radiossensíveis que registra as imagens obtidas.

Mas, afinal, como funciona o a radiografia digital?

Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre a parte do corpo a ser estudada. A radiação atravessa o corpo do paciente e parte dele é absorvida, sendo essa quantidade variável a depender da densidade e da composição de cada área. Os raios X que atravessam são capturados por um detector digital e a imagem em 2 dimensões é produzida.

Quais são os cuidados necessários DURANTE UMA RADIOGRAFIA?

Por se tratar de radiação, a exposição prolongada ou intensa aos raios X pode causar danos à saúde. Entretanto, apesar de ter alguns riscos, os benefícios são muito maiores que os riscos, além de que nos aparelhos modernos que temos em nossa clínica contamos com tecnologias que realizam um bom controle da radiação emitida.

De um modo geral, é contraindicado que o exame seja feito em gestantes, principalmente nos meses iniciais, pois a radiação pode causar má formação no feto ou até mesmo levar a um aborto. Contudo, existindo uma condição clínica que justifique a realização do exame, é extremamente importante, que a gestante avise que está grávida para que se possa tentar proteger o feto de todas as maneiras possíveis.

Nos casos de radiografia contrastada, o paciente deve estar em jejum, com o fito de evitar efeitos colaterais, além de que outros preparos podem ser solicitados a depender da área a ser examinada, outro preparo pode ser solicitado.

Ademais, o paciente deve usar a vestimenta à base de chumbo para reduzir o impacto e a absorção excessiva de raios X, bem como, dependendo do local do exame, deve retirar a roupa e acessórios (brincos, piercings, relógio, etc.) que possam bloquear a passagem dos raios X e interferir na precisão do exame.

Depois desse post, acho que deu para entender mais um pouco sobre esse a radiografia digital, né?

Saiba que, caso precise desse serviço, pode contar com a Campimagem e ter a confiança de que receberá em mãos um exame de qualidade para que, assim, possa cuidar adequamente, e com segurança, de sua saúde!