Quebre alguns mitos sobre o procedimento de punção
Chegou o dia de desvendar, de uma vez por todas, os mitos que envolvem esse assunto. Mas, antes de tudo, vamos esclarecer o que é a biópsia.
A biópsia é um procedimento que remove uma pequena quantidade de tecido e células do órgão avaliado para avaliação anatomopatológica para diagnosticar a doença. A biópsia pode ser por agulha fina (PAAF) ou por agulha grossa (Core Biopsy). A escolha do tipo da biópsia depende de vários fatores como o tipo de lesão, tamanho, localização, quantidade de tumores, dentre outros.
MITOS SOBRE A PUNÇÃO
- Esse procedimento só é solicitado quando há suspeita de câncer
MITO: A biópsia não é um exame exclusivo para diagnosticar câncer. Tal procedimento também é indicado em outras situações, como, por exemplo, para investigar doenças infecciosas e inflamatórias e em doenças autoimunes, indicando os órgãos afetados
- Só há uma maneira de realizar o exame
MITO: Há diversas formas de se realizar a biópsia, a depender do órgão e do tipo de lesão. Aqui, na Campimagem, oferecemos punção mamária, hepática, renal, prostática e de tireóide, através dos métodos de a Punção aspirativa por agulha fina (PAAF) e de Punção por agulha grossa (Core Biopsy).
- Doi muito realizar o exame
MITO: O procedimento é bem simples, rápido e não tanta causa dor. Muitas vezes, não se faz necessário nem realizar qualquer tipo de anestesia ou sedação, entretanto, em alguns casos, faz-se necessário
- O pós-procedimento exige muitas restrições
MITO: O pós-procedimento é descomplicado, sendo, muitas vezes, orientado apenas analgésicos em caso de dor leve.
É PRECISO TER CONFIANÇA NA EQUIPE MÉDICA!
Fazer um exame em um lugar de confiança é essencial para resultados assertivos. Por isso, quando precisar não deixe de marcar seu exame na Campimagem! Aqui contamos com uma equipe especializada para te atender!