27 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer
Saiba mais sobre essa doença e como se preveni-lá!
Com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Tal data, comemorada no dia 27 de novembro, conta com diversas campanhas educativas sobe variados tipos de câncer, a fim de que se estimule a prevenção e a detecção precoce.
Mas, afinal, o que é câncer?
Câncer é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Com essa divisão desenfreada, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem chegar a se espalhar para outras regiões do corpo.
Quais são as suas causas?
Não há uma causa única para o câncer. Diversos fatores externos (presentes no meio ambiente) e internos (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas) podem interagir entre si, provocando o surgimento do câncer.
Entre 80% e 90% dos casos de câncer, existem causas externas associadas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem e determinados estilos de vida, podem provocar aumento do risco de desenvolver o câncer.
Como se dá a prevenção?
A prevenção é dividida em primária e secundária:
O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva, o que inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.
Já o objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Algumas atitudes que você pode tomar são:
- Não fumar: trata-se de uma importante medida para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
- Ter uma alimentação saudável: prefira ingerir alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evite alimentos ultra processados.
- Manter o peso corporal adequado: isso pode ser conquistado através da manutenção de uma dieta equilibrada e da prática de exercícios físicos.
- Amamentar: a amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
- Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos: a vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) são ações de prevenção do câncer do colo do útero que se complementam. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade.
- Vacinar-se contra a hepatite B: o câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. A vacina em questão é disponibilizada nos postos de saúde da rede pública para pessoas de todas as idades.
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas: o seu consumo, em qualquer quantidade ou tipo, contribui para o risco de desenvolver câncer
- Evitar comer carne processada: carnes processadas, tais como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer, devido aos conservantes presentes em sua composição.
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, e usar proteção, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios: caso seja inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
- Evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho: agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.
Além disso, pensando na prevenção secundária, é essencial que se mantenha os exames de rotina e os de rastreio atualizados, para que se possa, quando presentes, identificar lesões pré-malignas em estágios iniciais, viabilizando ser adotada a conduta ideal para cada caso. Dessa forma, evita-se que a lesão evolua para um câncer.
Diz ai: você está em dia com a sua saúde? Não negligencie o cuidado consigo mesmo!
Marque já os seus exames aqui na Campimagem e junte-se a nós na luta pela vida!