Os tipos de ultrassonografia importantes durante a gestação
Você sabe qual a importância da ultrassonagrafia durante a gestação? Quais são os exames mais indicados? Descubra mais na notícia!
A Ultrassonografia, também conhecida por ultrassom ou ecografia, é um método inofensivo e relativamente barato de produzir em tempo real imagens em movimento das estruturas e órgãos do interior do corpo. Além disso, por não utilizar nenhum tipo de radiação, não causa efeitos colaterais e é bastante seguro, tanto para o feto, quanto para a mãe.
O exame é feito por um transdutor, aparelho que emite e capta ondas sonoras através do contato com o corpo humano e transforma essas ondas em imagem, para que o médico possa avaliar. Todas as gestantes devem realizar esse exame, a fim de que se acompanhe o desenvolvimento do bebê.
Qual é a importância da ultrassonografia durante a gestação?
A ultrassonografia é uma importante forma de avaliar a idade gestacional, determinar a quantidade de fetos e, caso haja diagnóstico de gêmeos, é possível determinar o tipo da gestação gemelar. Ademais, por meio desse exame é possível diagnosticar e acompanhar alterações no desenvolvimento do bebê; avaliar o comprimento do colo uterino, medida que avalia o risco de parto prematuro, entre várias outras coisas.
Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?
Ultrassom Inicial Transvaginal
Esse exame é solicitado logo no início da gestação, uma vez que por meio dele é possível obter melhor visualização do embrião. Através da realização desse ultrassom, observa-se se a gestação está corretamente implantada dentro do útero, avalia-se a vitalidade do bebê e o número de embriões da gravidez. No caso de gestações múltiplas, identifica-se neste ultrassom se os gêmeos dividem ou não a mesma placenta, informação fundamental para o acompanhamento da gestação.
Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido
Este é um ultrassom realizado no primeiro trimestre, geralmente entre 11 e 13 semanas, com o intuito de investigar o risco de alterações cromossômicas na gestação, como a Síndrome de Down, por exemplo. Esta análise é feita através de sinais ultrassonográficos como a medida da Transluscência Nucal, frequência cardíaca fetal, ducto venoso, osso nasal, entre outros. Além disso, através do Doppler e avaliação clínica, é possível medir a pressão arterial materna e, com isso, calcular o risco da pré-eclâmpsia antes das 37 semanas.
Ultrassom morfológico de segundo trimestre
Feito entre 20 e 24 semanas, o exame marca a segunda avaliação do bebê, avaliando crescimento e desenvolvimento. O tamanho do colo do útero também é investigado indicando risco de parto prematuro.
Ecocardiografia fetal com Doppler colorido
Este exame é recomendado entre 20 e 24 semanas. O objetivo desse exame é analisar os vasos sanguíneos e verificar o fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta, de modo que seja possível identificar alguma alteração e diagnosticar eventual complicação
Ultrassom obstétrico com Doppler colorido
Exame realizado no terceiro trimestre entre 32 e 36 semanas avaliando posição fetal, quantidade de líquido amniótico e peso do feto. Com o Doppler avalia-se a circulação placentária e oxigenação fetal.
Sabemos que a gestação é um momento delicado, em que todos os cuidados com a saúde devem ser redobrados! Afinal, nesse momento, estamos lidando com duas (ou mais) vidas e não há nada mais especial que isso!
Você está grávida? Não perca tempo e confie sua saúde e a do bebê a quem entende do assunto e tem toda uma estrutura para te atender da forma como você merece.
Vem para a Campimagem!