Skip to main content

Atendimento: segunda E SEXTA, ATÉ ÀS 19H - TERÇA a quinta, até às 20h - SÁBADO, ATÉ ÀS 12H

(83) 3341-1089 | (83) 98752-2489
Slide 1
Notícias

Prevenção também é “coisa de homem”

Nesse mês que comemoramos o Dia Internacional do Homem, conheça os exames de imagem que todo homem deve fazer!

Você sabia que, segundo informações do Ministério da Saúde, nosso sistema de saúde realiza seis vezes menos exames preventivos para homens do que para mulheres?

Além disso, as pessoas do sexo masculino costumam fumar e beber em maior quantidade, apresentar mais hábitos sedentários e sobrepeso, tendem a se expor a mais riscos e, ainda, costumam negar mais os processos de adoecimento por conta de questões culturais.

Devido a todos esses fatores, a expectativa de vida das mulheres é maior do que a dos homens, segundo dados do IBGE.

Frente a esse panorama, devemos sempre incentivar os homens que nos rodeiam a estarem em dia com seus exames preventivos, os quais devem ser orientados de acordo com a faixa etária e com o histórico de saúde de cada paciente.

Dentre os muitos exames que devem ser feitos, como os exames de sangue e o toque retal, daremos ênfase para os exames de imagem que devem fazer parte da rotina de cuidado do homem:

Ultrassonografia abdominal

Esse exame é indicado para avaliar órgãos como, por exemplo o fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais.

Também é útil para investigar: dores no abdômen, a presença de aneurisma na artéria aorta, hérnias de parede abdominal, cálculos nos rins e na vesícula, tumores, doença hepática, cirrose, pancreatite e inflamações.

Ultrassonografia pélvica

 A ultrassonografia pélvica tem objetivo de avaliar as condições da próstata, bexiga e vesículas seminais de forma não invasiva. O procedimento é realizado para determinar o volume e a forma da próstata, bem como a presença de calcificações. Esse exame também serve para verificar se a próstata está provocando obstrução da saída da urina, medindo o seu volume pré e pós-miccional.

Esse exame auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, que é um dos mais comuns nos homens. Portanto, é fundamental realizar exames preventivos pelo menos uma vez por ano, principalmente, a partir de 50 anos, de forma geral, salvo particularidades.

Radiografia de tórax

A radiografia de tórax é um exame importante para avaliação diagnóstica das doenças do sistema cardiorrespiratório. Tal exame possibilita, através de imagens, um diagnóstico rápido de várias alterações pulmonares, além de que doenças cardíacas também podem ser evidenciadas na radiografia de tórax

Ecocardiografia

A ecocardiografia nada mais é do que um ultrassom do coração, o qual é importante na avaliação de características do órgão, como as morfológicas – tamanho, aparência, espessura, formato -, capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo.

Os principais alvos do ecocardiograma são os pacientes já diagnosticados com doenças cardíacas, como cardiovasculares crônicas, hipertensão e diabetes, ou que tenham histórico de casos na família. Além disso, há indicação como exame preventivo, já que muitas doenças não apresentam sintomas.

Densitometria óssea

O exame de Densitometria Óssea possibilita a análise de possíveis perdas de massa óssea. Trata-se de um exame rápido e é uma das principais formas para diagnosticar precocemente e realizar o controle evolutivo de osteoporose, doença que aumenta o risco de fraturas.

Esse exame é indicado para tanto para os mais jovens, quanto para os mais velhos, levando em consideração alguns fatores como baixo peso, fraturas recentes, doenças e medicações que aumentam o risco de osteoporose, entre outros.

Para idosos, público mais afetado pela osteopenia e pela osteoporose, a densitometria óssea deve ser realizada periodicamente, pelo menos uma vez por ano, por mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos.

 

Estamos juntos para cuidar da sua saúde!