
Que tal aprendermos sobre a Hipertensão Arterial?
O dia 26 de abril foi instituído como Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, conheça mais sobre essa doença.
Essa data foi criada para conscientizar a sociedade sobre esse problema de saúde pública que acomete, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, 32,3% dos adultos brasileiros. Popularmente chamada de “pressão alta”, a hipertensão é uma condição multifatorial, dependente de fatores genéticos ambientais e sociais, que é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA) a níveis maiores ou iguais a 140mmHg x 90mmHg (mais conhecido como 14/9), desde que medido com a técnica correta, na ausência de medicação anti-hipertensiva e em, pelo menos, duas ocasiões diferentes.
Por se tratar de condição geralmente silenciosa, sem sintomas, se o indivíduo não tiver acompanhamento médico para avaliação de rotina, a HA costuma evoluir com alterações em órgãos, como coração, cérebro, rins e vasos, sendo, portanto, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, doença renal crônica e morte prematura.
Levando em consideração os principais fatores que podem levar à hipertensão, para preveni-la, deve-se:
- Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- Não abusar do sal na alimentação
- Praticar atividade física regular;
- Aproveitar momentos de lazer;
- Abandonar o fumo;
- Moderar o consumo de álcool;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Controlar o diabetes.
Agindo dessa forma, atuando de forma preventiva nos fatores de risco, evita-se o desenvolvimento da hipertensão e de todas as suas possíveis complicações.
Cuida da sua saúde! Previna-se!
Entretanto, caso você já tenha hipertensão e deseje saber se tal condição já chegou a comprometer o seu coração, uma vez que ela é uma importante causa de insuficiência cardíaca, é necessário a realização de um chamado Ecocardiograma. Nesse exame, que é oferecido com altíssima qualidade aqui na Campimagem, obtém-se informações anatômicas e funcionais acerca do coração, as quais podem evidenciar alterações relacionadas com a hipertensão.