
Você conhece o Dia Mundial do Rim e o Dia da Incontinência Urinária?
Essas duas datas acontecem em março. Que tal aprendermos um pouco mais sobre eles e sobre as suas importâncias?!
Inicialmente, falaremos sobre o Dia Mundial do Rim, data idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), que ocorre, anualmente, na segunda quinta-feira de março.
Dessa forma, no dia 11 de março de 2021, acontecerá esse evento que tem como tema “Vivendo bem com a doença renal” e que busca, principalmente, orientar as pessoas que possuem a Doença Renal Crônica (DRC), a fim de que esses atentem aos próprios sintomas e, assim, busquem o tratamento adequado para que consigam viver melhor.
Além disso, tal data é importante para reforçar a conscientização sobre o crescente número de indivíduos afetados pelas doenças renais e sobre a necessidade da prevenção e do tratamento dessas doenças.
Mas, afinal, o que caracteriza a Doença Renal Crônica (DRC)?
A DRC consiste em lesões renais que persistem por um período maior ou igual a 3 meses, trazendo diversos problemas, dada as diversas funções que os rins exercem. Nos estágios iniciais, geralmente, a DRC não há sintomas ou são inespecíficos. Por isso, o diagnóstico tende a ocorrer tardiamente, já em estágios mais avançados da doença.
Todos esses fatores reforçam a importância da adoção de medidas que ajudam na prevenção dessa doença, entre as quais estão:
- Controle da glicemia e da pressão arterial – uma vez que diabetes e hipertensão arterial são fatores de risco para a DRC;
- Alimentação saudável e controle do peso;
- Não fumar;
- Beber quantidade adequada de água;
- Praticar exercícios físicos.
E o que é o Dia mundial da incontinência urinária?
O Dia Mundial da Incontinência Urinária, 14 de março, foi criado para ajudar na conscientização acerca desse problema que é caracterizado pela perda involuntária de urina, sendo subdividido em três tipos:
- Incontinência urinária de esforço: liberação involuntária de urina mediante esforços físicos (rir, tossir, praticar exercícios físicos...)
- Incontinência urinária de urgência: ocorre uma vontade repentina de urinar, não sendo possível, muitas vezes, chegar ao banheiro antes do vazamento da urina.
- Incontinência urinária mista: há características dos dois tipos citados acima.
Ao contrário do que muitos pensam, essa condição não está restrita à terceira idade, apesar de que, nessa faixa etária, as probabilidades de ocorrer são maiores pois a queda dos níveis hormonais, alterações na bexiga e perda de força muscular são importantes fatores causadores e estão mais presentes nos idosos.
Entretanto, a incontinência urinária pode ser controlada, podendo o tratamento ser, a depender da gravidade e da causa do quadro: abordagens interdisciplinares com médico e fisioterapeuta; mudanças nos hábitos de vida; fisioterapia pélvica; medicamentos e cirurgias, em casos mais graves.
De toda forma, tanto para acompanhamento da saúde dos rins e das possíveis patologias, quanto para o tratamento da incontinência urinaria é importante o acompanhamento médico!
Cuide da sua saúde! Aumente a sua qualidade de vida!